18/02/2012


Não expresso drama nenhum, mas no fundo quero sumir, achar antes um jeito bacana de dizer assim, bem séria, que as coisas todas estão melhores: o mundo as pessoas as empresas, tudo lindamente sem egoísmos se estruturando ao redor das massas pensantes, gente tão genial essas máquinas de fazer dinheiro e alegrias. Você olhava sóbrio o vácuo, a parede da sala minúscula; você enclausurado dizendo: Será que um dia vão nos aceitar mesmo assim? Acorda, querido, as pessoas só aceitam, convivem, fazem filhos, compram apartamentos espaçosos de vistas privilegiadas sem esgoto algum por perto com seus iguais. Vai, não faz essa cara de que essa limpeza toda aparente te atrai mais que esse melodrama, essas frases sussurradas assim teus-livros-tua-cultura-não-preenchem-o-teu-vazio. Por favor, não fica com raiva dessa vez, não atinge o primeiro eletrodoméstico que ver com a cadeira branca cheia de furos no encosto só pra me enlouquecer, deixa que essa calmaria nos engole bem antes, não diz assim "fica aqui sozinha com teus dramas, ídolos mortos, teus contos podres e pobres" porque eu juro que não volto atrás. Não sai correndo por aí de sunga colada gritando quem vai nos salvar?, deixa as ideias improdutivas irem e virem, espera aparecer qualquer coisa que sirva pra devolver pra gente a crença de novo, no mundo e nas coisas todas. Não chora assim, espera vir uma esperança que nos resgate de morrermos assim tão murchos e fatigados sem perguntar mais pra ninguém porque foi que tudo ficou tão escuro e todo mundo parece tão burro e ridículo em fantasias de ano inteiro. Larga as minhas pernas, eu preciso ir embora entrar em casa aquecer o café deitar a poltrona ler amenidades e tragédias super-focadas pela mídia que dramatiza sem propor soluções igualzinha a nós. Vai dormir tomar um chá engolir essa semana inteira em goles pequenos e doloridos de trabalhos mal recompensados, procura a companhia de um amigo desses que te chame pra ver TV e ouvir as notícias e sorrir de dentes tortos mais uma tarde vencida, mais um dia, mais uma manhã onde tudo parece perfeitamente posto em espera pra quando se recuperar a lucidez.

4 comentários:

  1. que texto lindo Júlia. nossa, me identifiquei com vc pelo seu texto hehe
    muito legal mesmo, investe nisso menina.

    "Acorda, querido, as pessoas só aceitam, convivem, fazem filhos, compram apartamentos espaçosos... "

    "...não diz assim "fica aqui sozinha com teus dramas, ídolos mortos, teus contos podres e pobres" porque eu juro que não volto atrás...."

    destaquei dois trechos que me chamaram atenção, e que falaram mais comigo. lindo demais! parabéns!

    Juliana Neves nossa estante- 1 ano falando sobre livros

    ResponderExcluir
  2. Mais uma manhã onde tudo parece perfeitamente posto em espera pra quando se recuperar a lucidez...

    E recuperaremos nossa lucidez, recuperaremos! Não. Não recuperaremos. Apenas nos permitiremos assumir que não a perdemos. Que apenas somos um pouco mais loucos que todos os outros, ou muito mais, e nossa lucidez é tão louca como nós. Quando entendermos que nossa loucura nos ilumina, não precisaremos de nenhuma manhã arrumada, normal, em espera. Uma manhã que sempre nos mata. Seremos nossa manhã bonita, desarrumada, sensível, única, fluindo como filete d'água... Nossa própria manhã muito lúcida. Muito viva. Toda nós, toda nossa.

    Júlia, estou incluindo seu blog na seção "Outros Olhos" do meu blog (bem em cima, adorei).

    Te achei linda. Só não leve isto como elogio: do jeito que eu sou "do avesso", acredito seria até melhor te achar feia. Não melhor para mim que vou continuar te achando linda. Melhor para você que não seria associada com um cara do avesso.

    Parabéns e um grande beijo.

    ResponderExcluir
  3. No oriente, o "vazio" é algo de muito valor... Acho que nunca chegará o dia em que a humanidade se dará conta de que perdeu muito tempo com coisas sem o mínimo valor... Para viver melhor nesse mundo, busquei no Tao Te ching e no Budismo a sabedoria que falta para nós, ignorantes ocidentais. Contemple o vazio, desapegue-se e ande pelo caminho do meio...

    abraços...

    gostei do blog..

    ResponderExcluir
  4. texto forte
    voraz
    jovial

    muito bem escrito.

    ResponderExcluir