10/02/2011

Os ganhadores


Desculpe dizer, me perdoe se estou sendo franca a ponto de ser fria, mas ganhar pela força e insistência não é mérito nenhum. Ganhar porque tem fama ou influência, ou até mesmo por inteligência, não faz de ninguém melhor que qualquer mendigo que ande pelas ruas. Ganhar porque sabe convencer o outro que é isso que você merece, não te faz merecer.
Sinto muito, mas a verdade é quem chorou rios e se culpou montes pelo que deu errado não é melhor que quem segurou as lágrimas e fingiu aprovação. Quem brigou, bateu pé, gritou todas as suas dores nunca foi superior a quem manteu-se calado, engoliu sapos, virou trapo por dentro, mas fingiu até pro próprio espelho que a vida seguia as mil maravilhas. E, não por falta de coragem, e sim por falta de algo que talvez mal saiba denominar, essa estranha mistura de compaixão-covarde e desejo de fazer o outro feliz mesmo que pra isso você precise ficar parado e ver a vida passar e esperar até que amanheça, aguardar a próxima parada e esperar até a próxima viagem torcendo pra não sentar mais no banco do carona.
Tudo corre, tudo é rápido e instantâneo de mais, num segundo ninguém te conhece e no outro pode ser que alguém descubra o teu dom pra música, te coloque dentro de uma gravadora e te tire de lá com uma legião de fãs e fascinado com o resultado estonteante que a fama exerce sobre os especiais. Os que merecem crédito, doses maiores de dinheiro, amor e devoção comparados aos simples mortais. Os que são tão importantes a ponto de ter a vida que os outros lá fora esperam um dia experimentar pra saber se é tudo isso.
E não é o pior quem não reage, quem não pede pra vida absolutamente nada ao mesmo tempo que queria fazer dela um turbilhão. Quem enxerga isso tudo, mas não vê qual a necessidade do teatro estar montado.
E não é melhor quem ganha, não se você parar pra pensar. Ganhar é tão fácil, que sendo o melhor na arte de fingir já é o suficiente, pode te resultar em um cobiçado lugar do pódio em mais coisas do que você imagina, basta não usar da consciência – se é que alguém ainda tem isso, pelo amor de deus – e abusar da falsidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário