18/10/2009

Estrada



Sem ser somente um lugar por onde as pessoas passam para encontrar seus destinos, as estradas por onde passamos são marcadas com nossas memórias, lugares onde o tempo passa, mas não tão rápido quanto os outros. Marca de nossos encontros e desencontros, à procura pelo lugar ideal porque simplesmente não podemos ficar parados e esperar que as coisas cheguem até nós. Pelo menos a maioria delas.
A estrada pode ser nosso ponto de chegada ou de partida, mas para muitos escritores a estrada é a representação da caminhada da vida. Como cada tropeço é útil para nosso aprendizado, e como o fim da caminhada parece ser bem mais calmo que o começo. Como cada passo que damos nela é tão importante quanto cada cidade que conhecemos. Porque tudo se modifica, e nós temos que nos adaptar cada vez que isso acontece. Porque somos obrigados a caminhar com nossos próprios pés, e, de certa forma, isso é bom, mesmo que para alguns pareça uma mudança cruel. E você pode traçar sua própria estrada, seu próprio caminho. No fim das contas, sempre cada um é um. Sempre nos decepcionamos pensando que aquele amigo estará no nosso lado.
Não é egoísmo, é simplesmente a reação que temos quando nos sentimos ameaçados. Simplesmente nosso individualismo, que sempre fala mais alto que o coletivo. A primeira reação sempre é auto-defesa. Por isso estamos todos assim, perdidos em personalidades irreconhecíveis. Quantas vezes você já penso: “Eu nunca faria isso” e tempo depois se viu fazendo aquela coisa que tanto temeu? Mudamos o tempo todo nossas direções.
E deixe se surpreender. Mude o caminho. Muitas pessoas não agüentam tantos planos, uma estrada traçada para o resto da vida. Aceite que nem tudo saiu como você planejou. Tudo bem, mude sua meta. Não adianta se emburrar e desistir. Vá a luta e lute porque você precisa. Não deixe as estradas complicadas te cansarem. Tente resolver as coisas, e siga caminhando mesmo que os ventos estejam disfavoráveis. Continue firme, sempre, e você virá o quanto valeu à pena.

Um comentário:

  1. meeeeeu deeeeeus *-* que texto mais lindo!
    amei amei mesmo!
    beijãão júú :* :*

    ResponderExcluir